✍LETRA CURSIVA

LETRA CURSIVA

‼A letra cursiva é um dilema!

Ensinar ou não ensinar?

Independente qual seja a sua resposta! Ensinar todas as formas de se comunicar é importante!

Pelo aspecto do desenvolvimento humano, a letra bastão é a primeira a ser ensinada, porque é a letra primeira que começamos a ler!

É uma letra pouco refinada, com movimentos retos e precisos e a liberdade de desgrudar o lápis do papel.

A letra cursiva requer diversas habilidades cognitivas refinadas, entre elas:

✅ coordenação motora fina
✅ habilidade visuomotora
✅ ritmo
✅ pega, pressão e preensão
adequadas do lápis

Além de:

↪ atenção sustentada
↪ memória
↪ sequenciação

A letra cursiva exibe traços de personalidade e flexibilização mental, por isso, tão discutíveis para crianças com TEA que tem deficiências em funções executivas e teoria da Coerência Central.

A letra cursiva ainda ativa áreas do cérebro importantes no desenvolvimento cognitivo que a letra bastão não atinge.

A letra cursiva é mais fluida e uma importante ferramenta para o desenvolvimento do cérebro.

Com mais possibilidades de planejamento e controle motores, a letra cursiva está relacionada a afetividade pois é característica única de cada pessoa!

Espero que tenham gostado!

Queria a participação de vocês, escrevendo como apresentam a letra cursiva para os seus pequenos.

#psicopedagogariodejaneiro #encontrodosaber

2 thoughts on “✍LETRA CURSIVA

  1. Marciele says:

    Excelente, não podemos deixar de dar atenção a essa prática. Existem bons exercícios para a introdução da letra cursiva que podemos aplicar no dia a dia.

Comentários não permitidos.