Nos posts anteriores escrevi sobre o TDAH, como ele se apresenta, quem afeta e as principais causas e sintomas. Nesse post gostaria de focar em algumas dicas práticas de como lidar con a criança ou adolescente diagnosticado com TDAH.
Como já sabemos a DESATENÇÃO é o foco do transtorno. Crianças e adolescentes acometidas com o TDAH não conseguem focar a atenção por muito tempo em uma determinada atividade que não seja do seu interesse e voltar a atenção por horas a fio aquelas que gostam e tem afinidades. Para isso resolvi dar dicas práticas de como melhorar a relação social e de aprendizagem com as crianças e adolescentes com TDAH.
Então vamos lá:
Dica 1 : seja breve quando for explicar algo, pois rodeios e explicações longas podem confundir e distrair a criança/ adolescente com TDAH facilmente do que está sendo dito.
Dica 2: fragmente o texto apresentado, pois textos muito grandes costumam causar stresse e confusão deixando as crianças e adolescentes com TDAH impacientes e muitas vezes irritados, por que atenção direcionada o exige muito.
Dica 3: usar pequenos pedaços de papel para separar ou suprimir as questões das avaliações, fazendo com que cada pergunta seja lida individualmente, facilitando assim o entendimento e diminuindo a zona de distração por parte do indivíduo.
Dica 4 : manter uma agenda de comunicação com a criança/adolescente para servir de norte para os afazeres de rotina, como se fosse um check list. Essa dica ajuda e faz com que a criança adquira mais confiança com o tempo além de ajudar a se organizar.
Espero que tenham gostado!
Comentem e divulguem para ajudar no blog!
Grata
Amei!!!! Parabéns!!!! Quem ganha somos nós com essa disponibilidade. Sempre precisamos aprender mais um pouquinho e obrigada por nos ensinar. Sucesso!!!!
Uma outra dica é o livro infantil JOÃO AGITADÃO da Editora Caravansarai.
Obrigada!