Olá psicoamigos!!!
Vamos mais uma vez como vocês pediram, abordar a ALFABETIZAÇÃO
Dessa vez com dica prática!
Esse é um jogo que particularmente uso muito na prática clínica e também para realizar sondagens em ambiente escolar.
O jogo – FORMANDO PALAVRAS, pode facilmente ser adaptado se utilizarmos materiais reciclados, piloto, recortes de figuras ou desenhos para contruí-lo. E se a habilidade não rolar, pode comprar mesmo… BBB (BOM, BONITO E BARATO). Encontra-se em vários lugares, até on-line.
A questão essencial para os profissionais de Psicopedagogia é o planejamento. O jogo é maravilhoso, mas perde-se facilmente se não utilizado da forma correta e objetiva!
Então vamos a uma atividade que desenvolve uma das habilidades – consciência silábica, dentro da Consciência fonológica.
Dentro da consciência silábica podemos trabalhar contagem; segmentação(sílaba); omissão e acréscimo de fonemas…
Atividade 1
Habilidade: contagem
♦️ Qual a maior palavra?
Formiga X Elefante / Pato; Sapato
Observar se a criança vai responder se é o elefante e o pato, por conta do conceito de REALISMO NOMINAL, cujo termo defendido por Piaget, diz respeito a designação arbitrária da palavra independente do seu tamanho.
Atividade 2
Habilidade: Segmentação
♦️ Que palavra fica se tirar SA da palavra SAPATO?
R: PATO
♦️Que palavra fica se tirar TO da palavra SAPATO
R: SAPA
Todas essas atividades são essenciais para realizar uma sondagem de princípio alfabético com as crianças em idade de alfabetização.
Habilidades são mais importantes do que conhecer letras e decorar ALFABETO!
Espero que tenham gostado das DICAS☺️
Querendo mais posts como esse, comenta muitooooooo! Quem sabe não surge um post surpresa com mais dica prática!
#psicopedagogariodejaneiro #alfabetização #encontrodosaber
Obrigada por compartilhar o seu conhecimento! ❤️
Grata por comentar e dar o seu carinho…