Tarefas nas férias pode ou não pode?


As férias estão chegando e os pais se perguntam, meus filhos deveriam realizar tarefas em casa, estando de férias?

Esse questionamento é mais comum do que se imagina! Se pensarmos no termo tarefa, como sendo aquele movimento mecânico de realização de atividades obrigatórias que tem um prazo a cumprir, caso contrário haverá consequências, como conceito baixo ou olhar de reprovação por parte dos pais e professores, esquece!!!

Mas a criança não pode, ou pelo menos não deve sair totalmente da rotina, digo crianças, porque com adolescentes essa dica que virá não cabe a eles.

Podemos e devemos sim deixar que as crianças aproveitem o máximo das férias, brinquem muito, não tenham a obrigação de acordar super cedo, de tomar café ou almoçar mais rápido para não perder o horário do início das aulas. Nada disso. Podemos engatar a primeira, desacelerar e relevar a rigidez da rotina no período escolar .

Mas por outro lado, na rotina pescisa estar incluída uma ida ao cinema, teatro, livraria ou brinquedoteca, uma tarde de jogos de tabuleiros, memória, quebra cabeças, ou quaisquer que a criança tiver disponível em seu acervo, que estimule a memória, atenção, concentração, raciocínio lógico, percepção visual e tantas outras habilidades fundamentais para não desligarmos totalmente as funções do nosso cérebro. A família inteira poderia aproveitar e brincar junto, já que muitos pais também saem de férias nos seus trabalhos nesse período para estar acompanhando a criançada nas atividades de férias.

Não podemos, é claro, esquecer dos esportes, tão importantes e fundamentais para o treino do equilíbrio e saúde mental e corporal, da coordenação motora, da percepção espacial, da cultura entre pares, da socialização, das regras e disciplinas, do se colocar no lugar do outro e tantas e tantas qualidades .

Portanto nessas feiras, desejo que sejam as melhores férias da vida de vocês:

E nao se esqueça:

S – *sujeira

A – amor

U – união

D – Disciplina

E… mais o que a                                                      imaginação deixar!!!

😍          Boas férias!!!