DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Quando ouvimos este termo – Dificuldade de Aprendizagem – nos deparamos logo com um bloqueio emocional que nos invade e nos faz remeter a uma impossibilidade ou dificuldade mórbida no que concerne ao aprender.

Talvez a tão temida Dificuldade de Aprendizagem não passe de um Problema de Aprendizagem. Isso mesmo, dificuldade e problema podem até soar como sendo iguais. Mas na verdade, são diferentes, pois a dificuldade de aprendizagem é algo desencadeante do meio cultural, social ou do âmbito emocional que dificulta o processo ensino aprendizagem do educando. Um exemplo disso pode ser o fato da criança não estar respondendo aos estímulos na escola, pois teve uma perda recente na família e durante um tempo passará pela fase do luto. Outro ainda pode ser a chegada de um irmão no seio familiar que faz toda a diferença e as birras e choros se intensificam e outros tantos.  Já o problema de aprendizagem, trata-se de uma didática pedagógica inadequada, como por exemplo, a forma de ensinar para determinada criança não a motive para o aprendizado. Um simples olhar mais atento e afetuoso, ou um tilintar diferente no tom de voz podem a vir a ser o diferencial para aquele aluno que antes estava fadado ao fracasso.

Para saber distinguir a dificuldade de Aprendizagem do problema de aprendizagem é só trocar a metodologia e observar se a criança ou adolescente está aprendendo, caso contrário, deve-se investigar mais a fundo com o auxílio de um profissional especializado. Para isso a gama de profissionais é variada, tanto de profissionais médicos como não médicos.

E você gostou desse post sobre a diferença entre problema e dificuldade?

Abraços e até a próxima!