Autismo

Transtorno do espectro autista que se caracteriza por déficits na área da comunicação social e apresentação de comportamentos restritos (foco em determinado interesse ou assunto) e repetitivos (estereotipias vocais ou motoras).

O QUE É?

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação social, a interação social e o comportamento. Ele é caracterizado por dificuldades na comunicação verbal e não-verbal, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses limitados e intensos, e sensibilidade sensorial incomum.

Algumas pessoas com autismo podem apresentar dificuldades para entender sinais sociais, como expressões faciais e tom de voz, o que pode levar a dificuldades na interação social. Eles também podem ter dificuldade em se adaptar a mudanças na rotina ou em atividades novas, além de apresentarem interesses restritos ou obsessivos, como por exemplo, uma grande paixão por trens ou por determinado objeto.

Os sintomas do autismo podem variar bastante de pessoa para pessoa, e podem se manifestar de forma diferente ao longo do tempo. É importante destacar que o autismo não é uma doença, e sim uma condição que pode trazer desafios, mas também habilidades e talentos únicos.

Alguns exemplos de comportamentos associados ao autismo incluem:

  • Dificuldade em fazer contato visual
  • Comunicação verbal limitada ou ausente
  • Repetição de movimentos ou comportamentos, como bater as mãos ou balançar o corpo
  • Interesses restritos e intensos em tópicos específicos
  • Dificuldade em entender sarcasmo ou ironia
  • Sensibilidade sensorial incomum, como por exemplo, aversão a certos sons ou texturas.

É importante lembrar que esses são apenas alguns exemplos e que cada pessoa com autismo é única, com suas próprias características e desafios.

AUTISMO INFANTIL

O autismo infantil, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação social, a interação social e o comportamento da criança.

Os sintomas do autismo infantil geralmente aparecem nos primeiros anos de vida da criança e podem ser leves ou graves. Algumas crianças com autismo infantil podem ter dificuldades na comunicação verbal e não-verbal, como por exemplo, não responder quando chamadas pelo nome, não apontar objetos ou não compartilhar interesse em atividades com outras pessoas. Além disso, podem apresentar comportamentos repetitivos ou estereotipados, como balançar as mãos ou se balançar, e ter interesses restritos e intensos, como por exemplo, brincar apenas com um tipo de brinquedo.

O diagnóstico do autismo infantil é feito por profissionais especializados, como psicopedagogas, psicólogas ou médicos, através de avaliações comportamentais e do desenvolvimento. Quanto mais cedo o diagnóstico é feito, maiores são as chances de intervenções precoces que podem ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais e de comunicação.

O tratamento do autismo infantil envolve diversas abordagens, como terapia comportamental, terapia ocupacional, terapia aba, fonoaudiologia, e pode ser adaptado às necessidades individuais de cada criança. O objetivo é ajudar a criança a se comunicar melhor, desenvolver habilidades sociais e de interação, e a lidar com comportamentos repetitivos ou estereotipados.

É importante lembrar que o autismo infantil não é uma doença e sim uma condição que pode trazer desafios, mas também habilidades e talentos únicos. Cada criança com autismo infantil é única e pode se desenvolver de forma diferente, com suas próprias características e desafios.