Calendários

Psicoamigos

Neste período de Quarentena é indispensável como já mencionado, que as nossas crianças e adolescentes tenham rotina. E mantenham a previsibilidade e a continuidade das atividades corriqueiras, mesmo que elas tenham sofrido alteração de espaço.

Em meio à Pandemia, um novo formato foi adotado pela maior parte dos estabelecimentos de saúde e educação que é o on-line. Isso portanto exige ainda mais administração do tempo.

Muito comum pais reclamarem que agora as atividades que levavam duas à quatro horas, tomarem o tempo todo. Isso porque o nosso cérebro acaba se acostumando às novas demandas e desacelerando o ritmo, pois tem um tempo muito maior para a execução da mesma atividade que antes tinha uma cobrança de terminar no tempo estipulado por um adulto.

Esse monitoramento precisa ser mantido. Uma vez que essa “falsa” desaceleração vai passar e para voltar a se acostumar com a rotina novamente será bem mais difícil, mexendo com emocional e atitudinal.

Para evitarmos maiores transtornos precisamos manter a rotina. Tanto em nós adultos e principalmente com as crianças. Para que tudo que foi conquistado até agora no campo da saúde e educação não seja perdido.

Segue neste momento mais uma forma de controlar o tempo e apresentar as crianças e aos adolescentes que essa fase vai passar e que tudo tem um início, uma duração e um fim.

Ajuda a projetar as atividades, manter uma regularidade e mostra uma esperança que tudo se ajeita com o tempo.

O calendário pode ser impresso, ou quando não tem impressora, pode ser copiado para uma folha de papel e alimentado da melhor forma, com post-its, à caneta, sinalizando com x, colorindo cada quadrado, enfim, use-o com responsabilidade e criatividade.

Espero que tenham gostado de mais essa dica prática.

Para ter acesso a este material basta fazer download, apertando no botão aqui embaixo.

Baixe Aqui

One thought on “Calendários

  1. Debora Schmutzler Abrahão says:

    A escola essa semana definiu o EAD, e assim que encaminharem os horários de aulas vou fazer o calendário com eles!
    Obrigada

Comentários não permitidos.