SAÚDE MENTAL

🤔O que é saúde mental?


Antes de falarmos sobre saúde mental especificamente, é importante lembrar o conceito de saúde definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Ou seja, não é apenas pela ausência de doenças ou enfermidades que uma pessoa poderia dizer que está bem de saúde, e o mesmo vale para a nossa saúde mental.


Segundo a OMS (2001), “a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo exprime as suas capacidades, enfrenta os estressores normais da vida, trabalha produtivamente e contribui para a sua comunidade”.


Ou seja, um indivíduo que enfrente as mais variadas situações causadoras de stress que se pode ter no dia-a-dia:

● complicações no trabalho ou no meio acadêmico;

● dificuldade nos relacionamentos interpessoais;

E consiga expressar as suas capacidades de criatividade, espontaneidade, que consegue trabalhar de forma produtiva e colaborar com a sua comunidade (família, grupo do trabalho, acadêmico, sociedade) é um indivíduo que possui qualidade na sua saúde mental, independentemente de qualquer transtorno mental que ele possua.

🤯 Como cuidar da saúde mental nos dias atuais?


🏕 Devido ao covid-19, o melhor a se fazer atualmente é ficar em casa para proteger-se do contágio do vírus e proteger aqueles que você ama, pois você pode se tornar um agente transmissor do vírus caso não tenha os cuidados necessários e não fique em isolamento social.

Dado esse alerta sobre o nosso contexto atual e o levando em consideração, podemos pensar na realização de:

🎖exercícios físicos dentro de casa

🏠atividades em grupo

😌 iniciação em atividades novas como exemplos de cuidados para com a nossa saúde mental.


A literatura nos diz que a prática de exercício físico regular, desde que não exagerada, nos ajuda no aumento da serotonina (neurotransmissor que atua na regulação do nosso sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais) no cérebro. Bem como tem papel importante na melhora das funções cognitivas, na redução dos sintomas associados à depressão, à ansiedade e na melhoria do padrão do nosso sono.
Em tempos em que todos nós precisamos ficar em casa pela nossa saúde, não ficar parado é essencial.

Praticar atividade física mesmo em casa, realizar atividades em grupo:

♟jogos de tabuleiro

📺maratonar filmes e/ou séries

💗 manter a interação com quem amamos mesmo que eles não estejam perto fisicamente, seja por vídeo chamada, ligação ou troca de mensagens, é essencial no cuidado com a nossa saúde mental.

🧐Psicoterapia
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) na data de 25/03/2020 publicou em seu site a recomendação em suspender de forma imediata as atividades profissionais da categoria na modalidade presencial – com exceção àquelas que sejam, comprovadamente, de caráter emergencial. A resolução nº11/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que regulariza a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação, possibilita ao profissional de psicologia realizar a psicoterapia com seus pacientes via online. E, segundo a publicação do CFP na data de 16/03/2020, os profissionais da categoria poderão, por caráter temporário (para os meses de março e abril), realizar a prestação de serviços psicológicos via online, como o atendimento psicoterápico, sem o cadastro prévio no site “cadastro e-psi” (que anteriormente a pandemia do Covid-19 era obrigatório).
‼Como data da publicação, “A medida se deu para tentar atenuar os impactos do vírus na sociedade, assim como para facilitar o atendimento e o trabalho das(os) psicólogas(os), tão necessário para a saúde mental da população, especialmente em um momento de pandemia, no qual há implicações emocionais de uma possível quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento” (CFP). Logo, consulte a(o) sua(seu) psicóloga(o) e pergunte sobre como poderiam dar prosseguimento às sessões de psicoterapia.

Psicólogo clínico – Arthur Bernardes

Referências bibliográficas:
https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response
https://e-psi.cfp.org.br/resolucao-cfp-no-11-2018/
https://site.cfp.org.br/coronavirus-comunicado-sobre-atendimento-on-line/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Precisando de ajuda?