TDAH – Não o subestime

👉 TDAH

⚠️Não podemos subestimar as pessoas com TDAH. Por quê? Pois tem capacidade intelectual proporcional a sua faixa etária ou acima da média.

↪O TDAH é um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade englobado pelo transtorno do neurodesenvolvimento. Ou seja, a pessoa nasce com o distúrbio e o desenvolve durante o seu desenvolvimento.

🤯Este transtorno se configura principalmente pela hiperatividade mental, podendo ou não se apresentar fisicamente, através da agitação corporal.

↪ As principais características são: desatenção/ Desatenção e hiperatividade/ forma combinada: desatenção e hiperatividade-impulsividade.

▶️ Sintomas frequentes como:

✔ Dispersão acentuada
✔ Não esperar a sua vez
✔ Interromper os outros
✔ Perder com frequência pertences pessoais
✔ Não conseguir emitir de forma completa
um recado simples
✔ Dificuldades com tarefas longas
✔ Dificuldades com assuntos que não são do
seu interesse
✔ Agitação motora

Estão presentes em pessoas com TDAH, em maior ou menor grau, o que determinará a prediminância do seu transtorno: Desatento/ desatento-hiperativo/desatento- hiperativo-impulsivo.

🧐Funções executivas, ou seja capacidades cognitivas de base superior, fundamentais no trato de nossa memória, controle de nossas emoções, planejamento, raciocínio, são desorganizadas em pessoas com TDAH.

👨‍🔧O funcionamento cerebral por questão genética traz em si um formato diferenciado das conexões neuronais que levam a prejuízos e comprometimentos nas funções executivas.

🙃Mas mesmo com um funcionamento diferente e por isso não pode ser subestimado, o cérebro do TDAH arruma formas de compensar as suas fraquezas e cria mecanismos que gerem prazer e satisfação imediatas.

‼Um cérebro TDAH, sem comorbidades (fatores associados) pode ser altamente criativo e focado em áreas que são de seu interesse. É ativado o hiperfoco e coisas maravilhosas surgem. Coisas que não são tão maravilhosas também podem acontecer, como se juntar com más influências e se envolver com questões ilícitas. Por isso a necessidade de MONITORAR as suas ações.

Mas será que esse monitoramento é realizado da forma certa?

Qual a melhor forma de realizar esse monitoramento?

Com seis dicas simoles e rápidas podemos monitorar e alcançar bons resultados. Vejamos:

✅ REGRAS CLARAS; seja claro na colocação das regras. Não existe meio sim. Sim é sim! Não é não. Sustente o não dado, não volte atrás nem que seu coração peça o contrário.

🥳A pessoa com TDAH vai te agradecer por isso. Você na verdade estará ajudando a criar boas conexões no seu cérebro. Nota 10! O não é super terapêutico.

✅ Aplique a regra: M/N (quem é antigo na página, conhece bem) Saiba NEGOCIAR o que é preciso e MOTIVAR com reforços positivos; elogio, um agrado sem custo financeiro.

✅ Faça contratos, check-lists das obrigações rotineiras e estipule mini-recompensas morais para os feitos positivos; intervalos entre uma atividade ou outra; liberar telefone, game, etc.

✅ NÃO estipule punições que não poderá cumprir, como, castigo para o resto da vida, para a semana inteira, para todo o final de semana. Isso só fará com que você perca a razão por não poder cumprir ou uma revolta muito grande e um desgaste emocional e até físico em que os dois (pai/filho) sairão perdendo.

✅ Dê punições pontuais pelo que ocorreu. Não acumule castigos. Não fará sentido, só criará revolta. A pessoa com TDAH precisa saber que ele provocou a punição por uma falha cometida e não que será punido por ser do jeito que sempre foi.

💎O autoconhecimento é muito importante para a manutenção de uma boa autoestima.

✅ ANTES DO QUE DEPOIS

▶️ANTES – Procure ser claro em suas colocações, agindo de forma preventiva ao erro. Explique antes, seja assertivo, firme, elucidativo.

▶️DO que DEPOIS – punindo primeiro e esclarecendo depois…. cantinho do pensamento.

Essas e muitas outras dicas serão dadas ao longo desta semana.

Escrevam nos comentários como agem com as pessoas com TDAH que conhecem e se gostaram dessas dicas, curtem, compartilhem e comentem.

Grande beijo!