TDAH: dicas práticas

TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um distúrbio neurobiológico que afeta em sua maior parte crianças do sexo masculino, com o seu diagnóstico por volta dos 7/8 anos podendo perdurar até a vida adulta.

O transtorno afeta a capacidade de focar a atenção. A criança tem a sua capacidade atencional comprometida, apresentando portanto dificuldades de se concentrar em algo ou alguém por um período considerável do tempo.

Apesar do transtorno afetar a maioria dos meninos, pode ocorrer também em meninas, e geralmente os sintomas apresentados são menos perceptíveis.

Nos meninos, a hiperatividade, principal característica do transtorno é percebida através da agitação física, conhecido como a criança inquieta, que não para nunca e sempre fica pulando ou aprontando alguma coisa. Já nas meninas, a agitação física é menos frequente, sendo portanto, quase que imperceptível. As meninas geralmente parecem desligadas da realidade, até mesmo quase não apresentam a agitação, pelo contrário, são quietas, o que muitas vezes são confundidas como tímidas.

A hiperatividade que dá nome junto ao déficit de atenção ao transtorno, é a que chamamos de hiperatividade mental. Após muito se estudar a repeito desse transtorno, estudiosos descobriram que o foco do problema não está na hiperatividade, mas sim na DESATENÇÃO.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade acomete crianças em fase escolar com seu auge na alfabetização, quando o nível de exigência aumenta e o comprometimento fica cada vez mais do ficou de manter. Professores, gestores e a família se vê numa situação extremamente difícil de lidar quando os sintomas começam a atrapalhar a aprendizagem…

Isso já é assunto para o próximo post!

Se gostaram, não deixe de dar o like e comentar! Isso ajuda na divulgação do Blog!

Grata

 

 

 

 

6 thoughts on “TDAH: dicas práticas

  1. cialis says:

    You can definitely see your expertise within the article you write.
    The sector hopes for more passionate writers such
    as you who aren’t afraid to say how they believe. Always go after your heart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Precisando de ajuda?