TDAH: dicas práticas

TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um distúrbio neurobiológico que afeta em sua maior parte crianças do sexo masculino, com o seu diagnóstico por volta dos 7/8 anos podendo perdurar até a vida adulta.

O transtorno afeta a capacidade de focar a atenção. A criança tem a sua capacidade atencional comprometida, apresentando portanto dificuldades de se concentrar em algo ou alguém por um período considerável do tempo.

Apesar do transtorno afetar a maioria dos meninos, pode ocorrer também em meninas, e geralmente os sintomas apresentados são menos perceptíveis.

Nos meninos, a hiperatividade, principal característica do transtorno é percebida através da agitação física, conhecido como a criança inquieta, que não para nunca e sempre fica pulando ou aprontando alguma coisa. Já nas meninas, a agitação física é menos frequente, sendo portanto, quase que imperceptível. As meninas geralmente parecem desligadas da realidade, até mesmo quase não apresentam a agitação, pelo contrário, são quietas, o que muitas vezes são confundidas como tímidas.

A hiperatividade que dá nome junto ao déficit de atenção ao transtorno, é a que chamamos de hiperatividade mental. Após muito se estudar a repeito desse transtorno, estudiosos descobriram que o foco do problema não está na hiperatividade, mas sim na DESATENÇÃO.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade acomete crianças em fase escolar com seu auge na alfabetização, quando o nível de exigência aumenta e o comprometimento fica cada vez mais do ficou de manter. Professores, gestores e a família se vê numa situação extremamente difícil de lidar quando os sintomas começam a atrapalhar a aprendizagem…

Isso já é assunto para o próximo post!

Se gostaram, não deixe de dar o like e comentar! Isso ajuda na divulgação do Blog!

Grata