HIPERFOCO – como trabalhar?

Esta semana falamos sobre HIPERFOCO. Mas acredito que deva uma atenção um pouco maior e sugestões de como trabalhar com esta habilidade que se bem orientada pode ser um recurso maravilhoso, do contrário pode trazer muitos prejuízos.

O hiperfoco, é uma concentração intensa em algo. E neste post trouxe sugestões de como trabalhar com esta habilidade que se bem orientada pode ser um recurso maravilhoso, do contrário pode trazer muitos prejuízos.

O autismo por sua vez tem déficit na cognição social, por isso dificuldades de partilhar de interesses, brinquedos, brincadeiras, jogos ou até mesmo conversas, pois tem um repertório restrito, ou seja, bem específico para sua área de interesse.

Normalmente achamos bonitinho crianças bem pequenas se interessarem apenas por letras; números; trem ou carro, mas é onde mora o perigo, pois são capazes de ficarem horas a fio cada vez mais instrospecta no seu mundo, sem aceitar ou gostar de qualquer interrupção durante a sua atividade.

Tais interesses tem o por quê de ser. Como sabemos, pessoas com autismo são encantadas por padrões, esquemas lógicos, pouco flexíveis e menos inprevistos possíveis.

A exemplo disso temos os códigos (letras e números); trem (seguir sempre em trilhos); carro (geralmente gosta de rodas que seguem um movimento único e compassado).

Tais atividades podem sofrer inferências para que a criança não precise acionar o hiperfoco. Ela pode manter o seu interesse para impulsionar cada vez mais a APRENDIZAGEM, uma vez que o cérebro precisa se emocionar para aprender, sem se isolar e absorver novos estímulos importantes para a vida.

Para isso podemos seguir algumas dicas simples:

💗 conhecer bem a criança e as suas motivações;

💗 seguir a sua liderança(deixar que se estimule e brinque com o que é de seu interesse) e em seguida, narrar e realizar inferências sobre a sua atividade, aumentando assim o seu repertório e valorizando a sua ação.

💗 Generalizar sempre a sua área de interesse para que não se restrinja apenas em usar sem função social a sua ação de hiperfoco.

💗 Tal motivação é muito importante pois pode se tornar a sua área de ocupação futuramente.

Gostaram do post? Então não esqueça de curtir, comentar e compartilhar o site!