Como montar uma rotina de estudos?

Como montar uma rotina simples de estudo passo a passo:

1º) Os estudos não podem ser colocados separado da rotina e sim como parte integrante dela, ou seja, quando for pensar em montar uma rotina precisa resgatar todas as ações que a criança costuma fazer no dia a dia, como alimentação, higiene, lazer e agora os estudos.

2º) Após o resgate de todas as ações diárias, estabelecer os horários para cada atividade determinando um tempo para sua execução que pode variar de 30 min a 2 horas, dependendo da faixa etária e da necessidade de cada ser humano.

3º) Após a rotina montada com horários e atividades, definir um local adequado e horário para estudos e defini-lo em sua rotina.

A criança de 2 a 4 anos poderá ser instituído o hábito de leitura. Ao comprar um brinquedo compre também um livro para que a criança assimile a importância conjunta dos dois, livro e brinquedo em sua vida. Separe um momento no dia para lhe contar histórias e ao passo que for crescendo, inverta o processo e deixe ela lhe contar a história. Leve-a para comprar os livros e também alguns materiais como, folhas, hidrocores, lápis de cores, adesivos. E você verá o quão é divertido!

4º) O local escolhido para os estudos tem que ser iluminado, arejado e longe de estímulos sonoros (televisão, rádio) que prejudicam a interação com os livros e podem atrapalhar esse processo. Dê preferência a uma mesa com a cadeira confortável a altura do peito e com pés apoiados no chão as fim de manter a coluna ereta.

5º) Manter-se vigilante de forma atenta e discreta e dar o suporte quando a criança pedir ajuda para realizar alguma atividade por exemplo, mas sem fazer por ela, deixar que se esforce, mesmo estando errada na questão, ela necessita tentar fazer sozinha.

6º) Revisar todo o conteúdo do dia dado em sala, fazer os exercícios e não deixar para o dia seguinte para não acumular. Quando surgiu dúvidas, anotar e retirar quase que imediatamente com o professor durante a semana.

7º) Lançar mão de marca-textos, marcadores de páginas, post-its, para sinalizar as partes mais importantes do texto. Procurar fazer fichamento –  reescrever em uma folha à parte o que entendeu sobre o texto.

8º) Deixar em cima da mesa de estudos um dicionário para recorrer a ele sempre que quiser descobrir o significado de alguma palavra que não é do conhecimento.

MAIS DICAS:

– ler sempre, pois a leitura desenvolve o raciocínio rápido, a lógica e a cadência de pensamento.

– escrever sempre pois a escrita desenvolve a criatividade e capacidade de expressão.

 

No contato com a leitura, Jorge Miguel Marinho acredita:

“… que crianças e jovens que vivem com pessoas que valorizam o mundo dos livros e da escrita têm mais oportunidade de viver a sensibilidade das palavras enquanto leitores, escritores e até criadores e isto, mais do que um hábito, torna-se um componente absolutamente necessário para a vida” Jorge Miguel Marinho

Ler ajuda no processo da escrita, a pontuar de forma adequada, a realizar a concordância, a descobrir palavras antes desconhecidas e a viajar e a se aprofundar no assunto que está sendo lido. O poder de argumentação melhora, a consciência crítica fica mais aguçada. Tudo isso influencia diretamente na escrita que se torna mais limpa e fluida, e o pensamento entra em plena harmonia com o ato de escrever.

Referências Bibliográficas:

Brasil Escola – rotina de estudos. Disponível em: http//m.brasilescola.uol.com.br/educação/tarefa-casa-rotina-estudo.htm. Acesso em 20/10/2016

BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ, I. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999. 360p.

 

2 thoughts on “Como montar uma rotina de estudos?

Comentários não permitidos.