Sistema sensorial no TEA

Sistema sensorial no TEA Psicoamigos, Sabemos que não existe escola para pais! Tem alguns cursos e páginas como essa que ajudam a disseminar informações, mas a verdade é que os desafios são muitos e diversos a cada dia que passa. E percebemos que vocês estão cada vez mais curiosos e sedentos por informações seguras e […]

TDAH – DESATENÇÃO

TDAH – Desatenção TDAH – transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, predominantemente desatento. O que seria isso? Quando os sintomas do transtorno na pessoa mediante uma escala, coleta de dados e observação clínica interpretam existir mais características de desatenção do que de hiperatividade-impulsividade. Muitas crianças com TDAH desatento são meninas. Não aprontam, são dóceis, […]

METACOGNIÇÃO

Muitos estudos apontam a Metacognição como técnica de intervenção assertiva no processo ensino aprendizagem. Metacognição foi referenciada pela primeira vez pelo psicólogo americano John Hurley Flavel, em 1971. Flavel, se inspirou em autores como Piaget para formular a sua TEORIA de Metacognição. “Metacognição” se refere ao conhecimento que se tem dos próprios processos e produtos […]

Crianças que não param nunca!!

Criança que não para nunca, a famosa criança hiperativa. Crianças agitadas ou hiperativas tem o porquê de serem assim. O cérebro delas, ou melhor dizendo, o funcionamento cerebral delas é diferente do das outras crianças. Isso por si só já revela muita coisa, uma vez que o comportamento delas também será diferenciado. Nosso cérebro é […]

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Psicopedagogo é o profissional que vai ajudar a criança|adolescente/adulto/idoso nas dificuldades e transtornos de aprendizagem. O seu objeto de estudo são as dificuldades da criança/adolescente/adulto/idoso, no processo de ensino aprendizagem. Há três modalidades: Psicopedagogo institucional Psicopedagogo clínico Psicopedagogo clínico-institucional O psicopedagogo institucional vai atuar junto aos professores em concordância com a supervisão e a equipe […]

2 ANOS E NÃO FALA…

Hoje fiz a seguinte reflexão: Porque as crianças estão demorando tanto a falar? Pelo estilo de vida que levamos isso não é tão difícil de responder! A fala precisa ser aprendida. Ela não sai naturalmente. A fala precisa ser ensinada. A criança precisa seguir o estilo de Aprendizagem mais utilizado na vida dela; a imitação. […]

TDAH EM ADULTOS

Este transtorno está englobado no Transtorno de Neurodesenvolvimento, com o código F90. Os transtornos de neurodesenvolvimento são um grupo de sintomas e características que se manifestam durante o período de desenvolvimento, antes do ingresso na escola, que causam déficits importantes no desenvolvimento e acarretam prejuízos nos vários âmbitos da vida, pessoal, profissional, acadêmica e social. […]

Tarefas nas férias pode ou não pode?

As férias estão chegando e os pais se perguntam, meus filhos deveriam realizar tarefas em casa, estando de férias? Esse questionamento é mais comum do que se imagina! Se pensarmos no termo tarefa, como sendo aquele movimento mecânico de realização de atividades obrigatórias que tem um prazo a cumprir, caso contrário haverá consequências, como conceito […]

Dicas práticas para TDAH

Nos posts anteriores escrevi sobre o TDAH, como ele se apresenta, quem afeta e as principais causas e sintomas. Nesse post gostaria de focar em algumas dicas práticas de como lidar con a criança ou adolescente diagnosticado com TDAH. Como já sabemos a DESATENÇÃO é o foco do transtorno. Crianças e adolescentes acometidas com o […]

Tipos de TDAH

Como vimos no post anterior, o TDAH pode afetar tanto menino quanto meninas, sendo mais frequente em meninos. O que não vimos foi que há três principais características atreladas a esse trastorno, são elas: o déficit de atenção, a Hiperatividade e a impulsividade. Uma criança pode ter as três características importantes, a isso denominamos que […]